Galeria de Imagens
Ficha Técnica
Nome do percurso: PR19 VCT - Trilho do Castro de Roques
Comentário:
Descrição:
Distância: 14.620,65 metros
Altitude mínima/máxima: 0 / 0 metros
Ganho de elevação acumulado: 0 metros
Duração: 4h00m
Grau de Dificuldade: Moderado
Âmbito do Percurso: Paisagístico/ Ecológico/ Cultural
Ponto de Partida/ Chegada: Largo das Neves, Vila de Punhe
O “Trilho do Castro de Roques” tem início e término no Largo das Neves, na Freguesia de Vila de Punhe, Viana do Castelo. Após cruzar a EN 308 passamos junto à Casa da Torre das Neves, seguindo até à Quinta Senhora do Carmo, tomando aqui a Estrada Real, onde podemos apreciar o conjunto de cruzeiros que constitui o Calvário de Arques e ainda um aqueduto que conduzia a água, proveniente do monte, para os terrenos mais baixos.
Seguindo a Estrada Real passamos pela Quinta do Bonfim, onde poucos metros à frente surge um desvio que nos permite observar a fachada da Casa de Espina Velasco (século XVI). Retornamos ao trilho, passando pela Quinta do Monte e Quinta da Bouça D’ Arques e chegamos à Quinta da Portela. Subindo pela calçada paralela ao muro da quinta, entramos na área florestal, onde o percurso se desenvolve essencialmente por caminhos de terra batida, passando nas proximidades do vértice geodésico “Roques” e atingindo a área onde se implantou o antigo castro. Nesta zona iremos cruzar com 3 muralhas espaçadas entre si e iniciamos a descida em direção ao Balneário Castrejo. Por toda a envolvente está presente uma significativa quantidade de pedra solta, muita da qual pertenceria às construções existentes no castro.
De seguida será possível contemplar a agradável vista envolvente, nomeadamente para Deocriste, Portela Susã e Barroselas. É já do miradouro, próximo do caminho, e a partir do Alto da Pegada que pode ser apreciada uma perspetiva soberba para o mar e para a foz do Rio Lima, passando pelo Monte Galeão, Monte de Santa Luzia, Monte de São Silvestre e Monte de Santo Ovídio, em Ponte de Lima. Ao deixarmos as vistas para trás iniciamos a descida, onde se encontra a mítica “Boca da Serpe”.
Descido o monte entraremos na área agrícola, onde estão presentes muros em xisto e uma antiga poça de consortes. O destino será agora o Lugar do Paço, onde serão percorridos alguns caminhos da freguesia de Mujães, passando pelo Calvário de Mujães e continuando em meio rural. entrando depois no troço final do percurso pedestre
Com o Largo das Neves já bastante próximo contornamos a Casa e Quinta da Torre das Neves, de onde praticamente avistamos o ponto onde se iniciou o trilho. Já em ambiente predominantemente urbano, o agradável largo, onde existe um conjunto constituído pelo Cruzeiro do Senhor da Saúde, Capela da Senhora das Neves, Mesa dos Três Abades, onde se reuniam os párocos das três freguesias (Vila de Punhe, Mujães e Barroselas) e Casa e Quinta dos Arrães. Este local poderá ser usufruído para descansar e retemperar as forças despendidas depois da exigente, mas compensadora, caminhada pelo Monte de Roques.
Última atualização: 26/04/2017