VCT PR18 – Trilho de São Martinho de Outeiro




Galeria de Imagens


Ficha Técnica
Nome do percurso: PR18 VCT - Trilho de São Martinho de Outeiro
Comentário:
Descrição:
Distância: 15.095,74 metros
Altitude mínima/máxima: 0 / 0 metros
Ganho de elevação acumulado: 0 metros

Duração: 4h
Grau de Dificuldade: difícil
Âmbito do Percurso: paisagístico/ ecológico/ cultural
Ponto de Partida/ Chegada: Museu do Pão, Outeiro

O trilho de São Martinho de Outeiro é um percurso circular de pequena rota com elevado interesse paisagístico, cultural e ambiental. Apresenta uma extensão de 14 km, com início e fim no Museu do Pão de Outeiro.

Situado numa antiga escola primária, este museu mostra todas as alfaias agrícolas do ciclo do milho e do pão, desde o preparar da terra, semeação, colheita e os trabalhos na eira de limpeza e armazenamento do cereal.

Perto deste museu, no decorrer do percurso, está o Centro Cívico de Outeiro e uma Azenha “copeira” em funcionamento, que pode também ser visitada.

Seguindo pelo Calvário, encontramos as Alminhas e a Capela de São Francisco, estando esta última associada à Casa Senhorial do Painhas, que pode também ser avistada no decorrer do percurso em direção às lagoas. Atravesse a serra, observando a fauna e a flora selvagens, e caminhe até ao Marco Geodésico de Santa Luzia, que marca o ponto mais alto desta serra. Neste local, desfrute da paisagem, de onde pode ver o ponto de partida deste percurso.

Antes de descer até à população, onde a pratica da agricultura é ainda um modo de vida, é possível observar uma antiga Casa de Guarda Florestal em ruínas. Presenciam-se ainda as capelas de São Miguel e da Nossa Senhora de La Salette.

No regresso ao Museu do Pão, o trilho percorre um caminho rural coberto de vinha, passando por um tradicional parque de merendas.

Para os que pretendam optar por um percurso mais curto, existe acima das Alminhas de São Francisco o início de um percurso alternativo percorrendo zonas agrícolas, podendo observar de perto as diferentes culturas e paisagens contando com a presença permanente do elemento água. Esta alternativa encontra o percurso principal antes da Capela de La Salette.

Última atualização: 26/04/2017