Tipos de percursos pedestres
PR e PL
PR, os Pequena Rota, não excedem os 30 km de extensão ou menos de uma jornada a percorrer, e são sinalizados a amarelo e vermelho.
PL, os Percursos Locais, foram criados em Portugal em 2006, e onde a totalidade, ou mais de metade do trajeto se efetuam em percurso urbano, sinalizados a verde e branco.
GR
GR, os Grande Rota têm mais de 30 km de extensão ou mais de uma jornada a percorrer, sinalizados a branco e vermelho.
Uma vez homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, são marcados nos dois sentidos, segundo as marcas convencionadas.
GRP
A nível europeu e baseados nas GR nacionais existem os Trilhos Europeus de Grande Rota – sigle GRP – que geralmente fazem uma volta em torno de um local ou zona particularmente interessante para permitir assim a descoberta de uma região como no caso do Tour du Mont Blanc
Marcação
A marcação dos percursos obedece a um conjunto de normas, que em Portugal foram editadas pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Com o intuito de regular a implementação de percursos pedestres em Portugal foi criado o “Registo Nacional de Percursos Pedestres” que tem por finalidades:
- Registar os percursos pedestres de todas as entidades que a ela recorram
- Atribuir-lhes numeração
- Fazer a sua homologação, de acordo com os pré-requisitos estabelecidos
- Fazer a sua divulgação a nível nacional e internacional
As marcas são semelhantes mudando só a cor, assim:
- Grande Rota (GR) – branco e vermelho
- Pequena Rota (PR) – amarelo e vermelho
- Percursos Locais (PL) – verde e branco.
Retirado de: Wikipédia