O percurso terá início na Pedra Bela, seguramente o miradouro mais visitado da serra do Gerês, de onde partiremos em direção ao curral da Lomba do Vidoeiro. Aí chegados, tomaremos um trilho ancestral utilizado pelos pastores, que nos conduzirá até ao Vale de Teixeira, onde faremos uma paragem mais prolongada para almoço, no curral do Camalhão ou Teixeira. Após o almoço retomaremos o percurso em direção ao vale do Arado, e após efetuarmos a sua alucinante descida, chegaremos à cascata e ponte do Arado, onde percorreremos o estradão de terra batida, até à estrada que nos conduzirá de novo ao ponto de partida.
Este percurso é imperdível para quem gosta de paisagens típicas de montanha, de uma serra do Gerês mais profunda e menos turística. Os currais com as suas cabanas/abrigos transportam-nos para o mundo da fantasia, onde por vezes nos sentimos observados por Duendes que rapidamente se escondem do nosso olhar por entre a ramagem dos carvalhos seculares.
Extenção : 12 km
Duração : 7 horas
Dificuldade : Moderada/Alta
Tipo : Circular
Inscrição : 10€ adultos / 5€ até aos 15 anos.
Pontos de interesse : Miradouro da Pedra Bela / Currais: Carvalhas das Éguas; Lomba do Vidoeiro; Camalhão e Teixeira/ Cascata e ponte do Arado.
O que deve levar:
– Roupa e calçado apropriado às condições meteorológicas
– Almoço/Lanche
– Máquina fotográfica / Filmar
– Água 1,5 L
– Saco para transporte do próprio lixo
Ponto de encontro: 10h00 – Miradouro da Pedra Bela (Serra do Gerês).
Incrição obrigatória até ao dia 18-10-2017 para o seguinte endereço de e-mail : fernandocarneiro.fc@gmail.
Mais informações sobre o evento na página do facebook em https://www.facebook.com/events/123608668362078/